Jovem Casper Ruud passa por Thiago Monteiro e alcança inédita semifinal do Rio Open apresentado pela Claro

25.Fev.2017

Convidado pela organização para a disputa do Rio Open, o jovem norueguês Casper Ruud, de 18 anos, não se intimidou ao enfrentar um brasileiro na quadra Guga Kuerten e eliminou Thiago Monteiro com a vitória por 6/2 e 7/6 (2). O norueguês vive semana dos sonhos no Rio, alcançando seu melhor resultado em um torneio nível ATP.

 

Já a campanha de Monteiro, atual 85º do ranking, no Rio Open igualou as quartas de final de Thomaz Bellucci na edição 2014, e de João Souza, o Feijão, em 2015.

 

Ruud, ex-número 1 do ranking juvenil, dominou a partida contra Monteiro desde o início. Atual 208º do mundo, o norueguês conquistou um torneio challenger e dois futures no ano passado e subiu 900 posições na lista. Nesta temporada, disputou seu primeiro Grand Slam, vencendo um jogo do qualifying do Australian Open.

 

"Ele começou solto, não deu espaço, sacou bem. Melhorei no segundo set, mas não o suficiente para conseguir buscar a virada. O Ruud é um jogador que mesmo sendo novo, joga num nível muito alto, é um nome certo para figurar entre os melhores do mundo no futuro", disse o brasileiro.

 

Ruud comemorou a vitória. "Comecei o jogo muito bem, quebrando o saque dele, o que me ajudou muito, me deixou mais tranquilo. Mantive a concentração no segundo e consegui a vitória. Esta semana está sendo incrível, estou orgulhoso da minha evolução", disse o garoto, filho do ex-jogador Christian Ruud, derrotado por Fernando Meligeni na final de Bastad, em 1995, quando o brasileiro conquistou seu primeiro título de ATP. "Meu pai sempre me ajudou muito. Ele ajuda minha equipe, mas não viaja comigo porque já fez isso por vários anos".

 

Assim como Monteiro, será a primeira vez que Ruud enfrentará Carreno Busta. O espanhol de 25 anos venceu o ucraniano Alexandr Dolgopolov, vice-campeão do Rio Open 2014 e ex-número 13 do mundo, após desistência do rival que sentiu dores no quadril esquerdo. Carreno Busta tinha vencido o primeiro set por 7/6 (4), o ucraniano empatou por 7/6 (2), mas não conseguiu seguir no jogo.

 

Carreno Busta vem crescendo no circuito e no ano passado conquistou seus primeiros dois títulos da ATP. Nesta temporada, foi semifinalista em Buenos Aires e deu o quinto ponto para a Espanha na vitória sobre a Croácia pela Copa Davis. A semifinal no Rio Open é a primeira dele em um ATP 500. Busta está animado para buscar a vaga na final de simples. "Estou bem fisicamente, então quis jogar as duas chaves. Ruud tem feitos bons jogos e não chegou por acaso na semifinal. Vai ser complicado", disse o espanhol.

 

Compartilhe