Rio Open começa em grande estilo com estrela Cilic em quadra e duelo Bellucci x Fognini

18.Fev.2018

A edição 2018 do Rio Open apresentado pela Claro, maior torneio de tênis da América do Sul, começa nesta segunda-feira, em grande estilo. A quadra Guga Kuerten , com capacidade para 6.200 pessoas, será palco da estreia do croata Marin Cilic, número 3 do ranking mundial, contra o argentino Carlos Berlocq, que veio do qualifying, por volta das 19h. O primeiro dia de disputas do ATP 500 do Rio, nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro, tem início às 16h30, e também marcará o confronto entre o brasileiro Thomaz Bellucci e o italiano Fabio Fognini, vice-campeão do torneio em 2015. Os ingressos estão à venda no site www.tudus.com.br/rioopen . Os dias 23 e 24 já estão com ingressos esgotados.

O Rio Open faz parte do ATP World Tour, que reúne 13 torneios desse porte, sendo apenas três deles no piso de saibro - os outros são Barcelona e Hamburgo. O campeão do torneio soma 500 pontos no ranking e recebe premiação de aproximadamente R$ 1,2 milhão.

Pela primeira vez jogando o Rio Open, Cilic, vice-campeão do Aberto da Austrália neste ano e campeão do US Open 2014 enfrentará pela segunda vez na carreira Berlocq - venceu o argentino no Masters 1000 de Roma de 2011. O croata chegou no Rio na quinta-feira e teve alguns dias para se adaptar às condições do torneio. "Melhorei muito meu jogo no saibro e será um desafio enfrentar jogadores especialistas nessa superfície aqui. A quadra está ótima, as condições são boas", disse o simpático jogador, que no sábado teve a oportunidade de conhecer o Cristo e de desfilar na Mangueira.

O croata tem 29 anos, e também tem no currículo o vice-campeonato de Wimbledon, no ano passado. Soma 17 títulos na carreira, dois deles conquistados no saibro.

O duelo entre Thomaz Bellucci e Fabio Fognini, o último da quadra central, também promete agitar o primeiro dia de Rio Open. O retrospecto é favorável ao italiano, ex-número 13 do mundo, que venceu os quatro jogos entre os dois. Mas Bellucci tem a torcida a seu favor. No ano passado, o brasileiro eliminou o então favorito, o japonês Kei Nishikori. Fognini foi vice-campeão do Rio Open em 2015, e Bellucci tem como melhor resultado na competição as quartas de final em 2014.

"Ele é favorito, tem ranking melhor, retrospecto favorável, mas cada jogo tem uma história diferente. Vou jogar em casa, com o apoio da torcida, e estou muito motivado porque venho melhorando a cada semana. É um jogo que tem tudo para ter um final diferente do esperado", disse o canhoto, que recebeu convite da organização para entrar na chave.

Atual 123º do mundo, Bellucci perdeu na primeira rodada em Quito e alcançou as oitavas em Buenos Aires, depois de passar pelo qualifying. Já Fognini, 21º do ranking, tem como melhor resultado nesta temporada a semifinal do ATP de Sydney.

O primeiro jogo da quadra central, às 16h30, será entre o brasileiro Rogério Dutra Silva e o espanhol Albert Ramos Vinolas. O espanhol fez a semifinal do Rio Open no ano passado, e chega embalado pelo vice-campeonato em Quito, há duas semanas. Rogerinho, atual 106º do mundo, busca melhor resultado neste ano, depois de parar na estreia na edição passada.

Em outra partida, o experiente espanhol Fernando Verdasco, cabeça de chave número 8 do torneio, enfrenta o argentino Leonardo Mayer. Já o americano Tennys Sandgren, que foi às quartas de final do Aberto da Austrália, em janeiro, pega o espanhol Roberto Carballes Baena.

 

ORDER OF PLAY - MONDAY, FEBRUARY 19, 2018
QUADRA CENTRAL start 4:30 pm
[4] A. Ramos-Vinolas (ESP) vs R. Dutra Silva (BRA) 

Not Before 7:00 pm
[1] M. Cilic (CRO) vs [Q] C. Berlocq (ARG)
[5] F. Fognini (ITA) vs [WC] T. Bellucci (BRA)

QUADRA 1 start 4:30 pm
G. Garcia-Lopez (ESP) vs N. Jarry (CHI) 
[8] F. Verdasco (ESP) vs L. Mayer (ARG) 
M. Demoliner (BRA) / G. Monfils (FRA) vs P. Carreno Busta (ESP) / P. Cuevas (URU)

QUADRA 2 start 5:30 pm
[Q] Roberto Carballes Baena (ESP) vs T. Sandgren (USA) 
[Q] Corentin Moutet (FRA) vs G. Pella (ARG)

 

Compartilhe