PROJETOS SOCIAIS

RIO OPEN ACE 

A plataforma social do Rio Open tem como objetivo usar o esporte como ferramenta de inclusão. Desde a primeira edição do torneio um dos pilares trabalhados para beneficiar a sociedade é o incentivo à prática de esportes por crianças e jovens. Hoje, esse objetivo já atinge mais de 600 famílias dos três projetos apoiados.  

Eles recebem bolas usadas durante o torneio, material para treinamento e clínicas de tênis para os jovens com presença dos jogadores profissionais. Além disso, seus alunos participam do Torneio Winners, criado especialmente para eles sentirem a emoção de disputar um torneio oficial, nas quadras do Rio Open, onde já pisaram grandes ídolos do tênis. O Winners já deu aos participantes prêmios como uma semana de treinamento na IMG Academy, nos EUA, a participação na Copa Guga Kuerten, uma semana no centro de treinamento Carlos Alberto Kirmayr, bolsas de estudo e muitas experiências inesquecíveis. 

Conheça mais os projetos que o Rio Open apoia: 

Tênis na Lagoa

Uma iniciativa do Professor Alexandre Borges, que desde 2004 vem atendendo crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos de comunidades como Cruzada São Sebastião, Vidigal, Rocinha, Parque da Cidade, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Tabajaras e Rio das Pedras, participando das aulas que acontecem nas quadras públicas localizadas às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul. Nesses 19 anos de atuação já passam pelo Projeto mais de 4500 jovens e os que mais se destacam passam a fazer parte de uma Equipe de Competição que viaja por todo o país participando de Torneios e Competições. O objetivo do Projeto Tênis na Lagoa é promover o desenvolvimento humano, a inclusão social e educação de jovens e suas famílias por meio da prática do tênis. 

Instituto Futuro Bom

Uma organização sem fins lucrativos criada em 2013, que tem como objetivo utilizar o tênis e a educação como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, na cidade do Rio de Janeiro. O Instituto já ganhou os prêmios de melhor do mundo pela ATP, e melhor ação social da rede hoteleira do Rio de Janeiro e hoje tem mais de 700 crianças e jovens impactados diretamente com projetos como Tênis nas Escolas, Tênis para todos, Educação para o Futuro e Olimpíada do Sorriso. 

Escolinha de Tênis de Fabiano De Paula

O projeto de iniciação esportiva, fruto da parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) com o atleta brasileiro Fabiano de Paula, foi inaugurado em fevereiro de 2015 e funciona na quadra de saibro localizada na Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Atualmente, a escolinha conta com cerca de 180 alunos que praticam o tênis diariamente. Fabiano, que é morador da Rocinha, inaugurou a quadra em novembro de 2012 junto com o sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo do tênis. Ela é destinada para crianças e adolescentes carentes da comunidade de até 18 anos. Hoje alguns alunos do projeto já fizeram do tênis o seu ofício e fazem parte do quadro de professores do projeto e da tênis Route e alguns clubes do Rio de janeiro, trabalham como boleiros em alguns clubes e encordoadores de raquetes em algumas lojas de tênis.